Programa de Certificação Ovos Plus Quality

Programa de Certificação Ovos Plus Quality

Realização:

OCP

Veja sobre as últimas notícias, blogs, Fotos e Vídeos

 Use o formulário para entrar em contato conosco

Ovos Plus Quality – Caipira

Ovos Plus Quality – Caipira

Sistema de produção de ovos comerciais proveniente de galinhas criadas em sistema caipira, com acesso à área de pastejo em sistema semiextensivo e que não recebam aditivos zootécnicos melhoradores de desempenho e anticoccidianos profilaticamente.

O sistema caipira de produção de ovos deve atender as recomendações descritas na ABNT 16437:2016, dentre elas, adotar densidade de alojamento de 07 aves/m² dentro do galpão e 02 aves/m² ou 0,5 m²/ave no piquete. Neste sistema, as aves não devem receber quimioterápicos ou antibióticos preventivos no incubatório antes de seguir para o alojamento, mas devem receber as vacinas obrigatórias. A utilização de antibióticos, anticoccidianos, antiparasitários e quimioterápicos somente com prescrição do médico veterinário e respeitando o período de carência.
A alimentação das aves criadas no sistema caipira não deve conter ingredientes de origem animal, óleos vegetais reciclados, antimicrobianos preventivos e corantes/pigmentos sintéticos. Podem ser utilizados alimentos complementares de origem vegetal de forma adicional à ração balanceada com recomendação técnica como legumes, frutas, folhas, grãos e tubérculos. Não podem ser utilizados como alimentos complementares restos e as sobras de alimentos destinados ao consumo humano, de restaurantes e de feiras. Os alimentos, macro e micronutrientes devem possuir rastreabilidade e devem ser oriundos de fábricas com plano de controle de contaminação cruzada implementada. Não é permitido o uso de promotores de crescimento /melhoradores de desempenho na alimentação das aves.
Nas fases de cria e recria as aves podem permanecer exclusivamente em galpões fechados, sem acesso a piquetes. Durante toda a fase de produção as aves devem ter acesso aos piquetes ao longo de todo o dia, quando as condições climáticas permitirem e devem dispor de, no mínimo, 06 horas contínuas de escuro por dia.
Os demais requisitos referentes a ninhos, cama, poleiros, piquetes e ao manejo empregado são os mesmos descritos no sistema Free Range. A granja deve elaborar práticas e manejos para evitar que as aves tenham acesso a áreas de excretas e devem eliminar qualquer área onde as aves possam ficar presas sem acesso à água e alimento. Deve ter um plano de biosseguridade, manejo e treinamento dos colaboradores para garantir a saúde e bem-estar das aves em todas as fases de criação.
Para conhecer mais detalhes dos critérios técnicos que serão avaliados nos estabelecimentos produtores consulte o Caderno Técnico 02.

WhatsApp

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre a política de privacidade.