Veja sobre as últimas notícias, blogs, Fotos e Vídeos
Use o formulário para entrar em contato conosco
Produção comercial automatizada ou não, de ovos provenientes de galinhas alojadas em gaiolas dispostas em galpão do tipo californiano tradicional ou modificado ou, em galpão do tipo vertical.
A produção de ovos em gaiolas convencionais está sendo amplamente questionada no mundo, mas mesmo assim, cerca de 89% da produção mundial de ovos é proveniente deste sistema. Por isso, o Programa de Certificação Ovos Plus Quality também definiu critérios técnicos específicos que devem ser atendidos para garantir melhores condições de saúde e bem-estar das aves alojadas em gaiolas convencionais:
1) As gaiolas devem ser construídas em material de fácil higienização e devem estar em perfeitas condições de conservação, de tal forma que não tenham partes soltas, pontiagudas ou outros que possam causar lesões nas aves.
2) A granja deve definir o padrão de densidade de alojamento de modo a respeitar o bem-estar das aves, bem como cuidados necessários para assegurar a manutenção adequada das instalações e equipamentos. Para anteder os requisitos deste Programa de Certificação a granja deve disponibilizar nas gaiolas, 450 cm² de espaço para aves brancas e 560 cm² de espaço para aves vermelhas. Aumento de 20% no espaço disponível por ave, em comparação ao praticado tradicionalmente.
3) A granja deve definir e implementar meios que permitam a visibilidade de todas as aves em todos os andares das instalações e o monitoramento uniforme do controle de temperatura, a concentração de gases, a luminosidade e o fornecimento da água de bebida.
4) Práticas críticas como o descanso reprodutivo induzido (muda de penas) e o tratamento do bico das aves devem ser realizados respeitando os critérios definidos por este programa de certificação.
5) Para o descanso reprodutivo, o estabelecimento deve implementar cuidados para assegurar a saúde das aves, utilizar ajustes nutricionais para alcançar a redução de peso corporal conforme o objetivo definido e não deve impor jejum alimentar superior a 24 horas e tão pouco jejum hídrico.
6) Para o tratamento do bico das aves, o estabelecimento deve dar preferência a técnicas menos invasivas como uso de infravermelho. Qualquer que seja o método adotado é proibido a apara severa do bico das aves e deve haver descrito os procedimentos adotados para a correta execução da técnica e para minimizar o desconforto das aves.
7) Todas as aves devem ser atendidas, e quando necessário, colaborador treinado deve proceder a eutanásia de emergência a fim de pôr fim ao sofrimento da ave.
8) A Granja deve ter um plano de biosseguridade, manejo e treinamento dos colaboradores para garantir a saúde e bem-estar das aves em todas as fases de criação.
Para conhecer mais detalhes dos critérios técnicos que serão avaliados nos estabelecimentos produtores consulte o Caderno Técnico 02.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre a política de privacidade.